O e-commerce é um dos mercados com maior expansão no mundo, e depois da pandemia o crescimento foi maior ainda. O Brasil é o líder mundial em vendas on-line, de acordo com pesquisas no ano de 2022 o crescimento foi de 22,2%, além disso, a expectativa de expansão é de 20,73% ao ano entre 2022 e 2025. Ou seja, a empresa que estiver fora das redes sociais estará um passo atrás das demais.
E como entrar neste mercado? Por onde começar? Bem, neste artigo iremos mostrar os 7 Passos para abrir um e-commerce.
PLANEJAMENTO – nesse primeiro passo precisa ser definido o que você vai vender. Para isso é legal tentar procurar algo que te agrade. Tendo seu produto definido terá que identificar qual o público alvo, para quem você pensa em vender, crianças? Donas de casa? E outro ponto que não pode ser deixado de lado é o fornecedor. De quem você irá comprar o seu produto, ou se ele será fabricado, de onde irá vir a matéria prima.
Um planejamento bem estruturado é de suma importância para o crescimento do seu negócio.
ESTRUTURA – aqui serão definidos as partes técnicas do e-commerce. Que plataforma será usada, lay-out do site de vendas, cadastros dos seus produtos e a contratação de um sistema que faça a emissão de notas fiscais.
No mercado existem inúmeras possibilidades e ofertas, veja o que mais seja atrativo para você.
MARKETING – conhece a frase “quem não é visto não é lembrado”, então, essa frase diz tudo, ainda mais em mercado acirrado que temos, uma propaganda diferente faz toda diferença. Use e abuse das ferramentas oferecidas pelo facebook, google, enfim até de forma orgânica está valendo, neste passo o importante é ser visto.
ATENDIMENTO – o famoso SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) ou Customer Service não importa, o negócio é ser rápido, responder seus clientes o mais breve possível, nunca deixar eles sem retorno, seja por e-mail, ligações ou whatsapp
VENDAS – pronto você já definiu seu produto, para quem vai vender, estruturou seus sistemas, agora precisa vender. Se joga, use todas ferramentas possíveis e VENDA, no começo será mais difícil por isso você terá que fazer de tudo para facilitar as coisas para seu cliente.
CONTROLE – você criou uma empresa, por mais que esteja no início precisa saber de números. Qual seu estoque, suas despesas, qual margem usar, enfim você precisa controlar, através de indicadores seu e-commerce.
Como? Hoje existem várias ferramentas que te ajudam com os controles, se for o caso anote até em um caderno mas o importante é ter tudo na ponta do lápis para não ter surpresas.
COMEÇAR – é isso aí, o último passo é COMEÇAR, deixe de lado seus medos, pare com a procrastinação e siga em frente, dê o primeiro passo, você vai ver que os caminhos vão se abrindo naturalmente e tudo acaba dando certo.
Estudar é bom e muito importante mas se você não aplicar, ter uma atitude nada irá acontecer.