Processos são de extrema importância para qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. A empresa que não possui processos estará fadada ao fracasso.
Mas o que são processos? A definição correta é de uma ação continuada, sequência contínua de fatos ou operações que apresentam certa unidade ou que se reproduzem com certa regularidade; andamento, desenvolvimento, marcha.
Toda empresa almeja crescer, no entanto para que isso ocorra existem inúmeros pontos que devem ser estudados e aprimorados, e os processos são um dos itens que mais influenciam para a obtenção de um resultado positivo. A falta de processos internos aponta que o negócio em questão é bagunçado e desorganizado.
Se pensarmos na etapa de atendimento de uma loja, por exemplo, o processo empresarial definirá o passo a passo da interação com o cliente, desde o momento em que ele chega à loja até o momento do pós-venda. Agora, imagina se nessa mesma loja não existissem processos, o cliente iria entrar e seria atendido de qualquer jeito. Um processo empresarial bem estruturado é conveniente tanto para o cliente quanto ao funcionário.
Em suma, processos empresariais são passo à passo para determinadas atividades, contribuindo assim para um ambiente mais organizado e gerando também segurança aos colaboradores envolvidos.
E claro que o maior beneficiário será a própria empresa, pois com processos bem estruturados fica mais fácil de controlar despesas, muitas vezes desnecessárias.
Com processos todos ganham: empresa, funcionários e clientes.